Informações práticas sobre Curaçau

É importante ter uma boa preparação. Leia tudo o que precisa de saber sobre esta ilha soalheira e acolhedora.

Com as suas areias de cor branca-pérola, o lindo mar azul e o clima quente ao longo de todo o ano, Curaçau é um verdadeiro destino de sonho. O caldeirão de culturas da ilha caribenha proporciona agradáveis variações a nível de linguagem, povos e culturas. Desfrute do sol numa das muitas praias de Curaçau, explore o impressionante mundo subaquático ou visite um dos belos parques, onde a robusta vida animal e vegetal pode ser observada em todo o seu esplendor. Willemstad, a capital, também é um sítio que não pode deixar de ver. Esta cidade portuária histórica oferece uma riqueza cultural desconhecida em qualquer outra parte das Caraíbas. Tem imensas lojas de boa qualidade e permite desfrutar de magníficas refeições. A agradável velocidade a que a vida se movimenta em Curaçau também constitui um dos motivos pelos quais é tão fácil passar umas férias relaxantes e sem preocupações neste local. As seguintes informações práticas poderão ajudá-lo a preparar-se para as suas férias em Curaçau.


Informações Gerais

Curaçau é um país independente dentro do Reino dos Países Baixos.

  • As línguas oficiais em Curaçau são o neerlandês e o papiamento. Muitas pessoas também falam inglês e espanhol de forma excelente.
  • A hora em Curaçau é 4 horas adiantada relativamente a Greenwich. Nos meses de verão (hora de verão), essa diferença passa a ser de 5 horas.
  • Em Curaçau, a corrente elétrica situa-se entre 110 e 130 Volts, a 50 Hz. Alguns hotéis e apartamentos têm corrente de 220 volts. A maioria das tomadas elétricas são americanas. Geralmente, os europeus precisarão de um adaptador (fácil de obter em Curaçau). A corrente elétrica é muito constante, mas recomenda-se um regulador de tensão ao utilizar equipamentos sensíveis ou computadores. Pode carregar as suas baterias para equipamentos subaquáticos ou de vídeo nas lojas de mergulho e fotografia.


Números de emergência

Em Curaçau, é possível contactar os bombeiros e a polícia ligando para o número 911. Pode chamar uma ambulância através do número 912 e a guarda costeira pelo número 913. Câmara de mergulho: 910 ou +5999 462 4900


Comunicação

As ligações à Internet são de boa qualidade em toda a ilha. É possível encontrar cafés com Internet em vários sítios. Em certos locais, tais como a Praça Wilhelmina, em Willemstad, é disponibilizado serviço de Wi-Fi.
Para poder ligar de cabinas de telefone públicas, vai precisar de um cartão telefónico. Estes cartões são disponibilizados, entre outros locais, em snack-bares e estações de correio.


Feriados oficiais

  • Dia de Ano Novo
  • 10 - 12 de fevereiro (Carnaval)
  • Sexta-Feira Santa
  • Páscoa
  • Dia do Rei dos Países Baixos
  • Dia do Trabalhador
  • Ascensão
  • 2 de julho ("Dia di Bandera i Hymne")
  • 10 de outubro ("Dag van het Land Curaçao")
  • Dia de Natal (25 de dezembro)
  • Segundo Dia de Natal (26 de dezembro)
  • Véspera de Ano Novo


Formalidades aduaneiras

Muitas formalidades aduaneiras, tais como as que se referem a documentos de viagem, cobertura médica e trazer animais de estimação, dependem da sua nacionalidade. A duração da sua estadia também desempenha um papel importante. As regras gerais relativas à formalidades aduaneiras podem ser lidas abaixo. Certifique-se de que se encontra plenamente informado sobre as formalidades aduaneiras aplicáveis à sua situação específica. Se tiver dúvidas, obtenha mais informações.

  • Ao viajar para Curaçau, precisa de ter um passaporte válido e também precisa de conseguir mostrar um bilhete de regresso.
  • Se quiser alugar um automóvel, a carta de condução europeia é válida em Curaçau. Não precisa de uma carta de condução internacional.
  • Todas as companhias aéreas têm regras próprias relativamente à quantidade, peso e tamanho da bagagem que pode trazer. Consulte as informações constantes do seu bilhete e o site da companhia aérea. Normalmente, pode levar uma unidade de bagagem de mão. Em geral, aplica-se o seguinte: quanto mais barato for o voo, mais rigorosa será a aplicação das regras.
  • Geralmente, os viajantes não têm problemas no que se refere à importação de bens para uso pessoal e presentes ao chegarem a Curaçau. Se trouxer joias ou câmaras caras, etc. é aconselhável ter um comprovativo de compra consigo, a fim de evitar ter de pagar direitos de importação após o seu regresso a casa.
  • Declare com clareza os medicamentos receitados que tiver na sua posse. O facto de ter consigo drogas ilícitas, mesmo em pequenas quantidades, constitui um delito grave.
  • Se quiser trazer alguns animais de estimação, terão de ter um atestado de saúde válido com data inferior a duas semanas. Isso pode ser incluído no seu passaporte para animais de estimação da UE.
  • Os cães e gatos deverão ser vacinados contra a raiva e não poderão ter parasitas internos ou externos. Entre 24 e 48 horas antes da partida, terão de ser tratados com um inseticida registado. É necessário adicionar ao passaporte para animais domésticos uma declaração em como isso foi feito.
  • Certifique-se de que tem um seguro de viagem com cobertura médica suficientemente extensa.


Horário de expediente

De modo geral, em Curaçau aplica-se o seguinte horário de expediente. O horário de expediente poderá variar entre certos locais.

  • Lojas: segunda a sábado, das 08:00 h às 12:00 h e das 14:00 h às 18:00 h. Os supermercados estão abertos o dia todo. Alguns supermercados em Curaçau também estão abertos aos domingos.
  • Bancos: segunda a sábado, das 08:00 h às 15:30 h.
  • Estações de correio: segunda a sábado, das 07.30 h às 12:00 h e das 13:30 h às 17:00 h.


Moeda e finanças

A moeda de Curaçau é o florim das Antilhas Neerlandesas (ANG). Também se aceita dólares americanos. Em Curaçau, os cartões de crédito são aceites em praticamente todo o lado. Existem caixas automáticas (os chamados "bankomaticos"). Com frequência, poderá fazer levantamentos em dólares, bem como em florins das Antilhas Neerlandesas. Alguns restaurantes e hotéis também aceitam euros, mas não é uma prática habitual. Em cafés, restaurantes e táxis, é costume dar uma gorjeta.


Água

Em princípio, a água da torneira em Curaçao é potável. Uma vez que as bacias de água doce naturais não comportam água suficiente para abastecer toda a Curaçau com água potável, é feita a destilação de água do mar. Trata-se de um processo dispendioso, pelo que lhe é solicitado que não desperdice água.


Estradas e trânsito

Em geral, as estradas de Curaçau são de boa qualidade. O trânsito circula pela direita. Nos cruzamentos e rotundas, o trânsito que vem da direita tem prioridade, a menos que haja indicação em contrário. Nos entroncamentos, os veículos que seguem em frente têm sempre prioridade. A velocidade máxima dentro das povoações é de 40 km por hora. Fora destas áreas, a velocidade máxima varia entre 60 e 80 km por hora.

Pesquisar e Reservar >